11 junho 2015

Manual de sobrevivência dos exames

Junho é um mês de muita tensão e preocupação, a razão? os nossos queridos exames.
Pensei em dar-vos algumas dicas de como sobreviver á época dos exames.
Aqui vai:







1 - Limpeza e arrumação
Evitar desarrumação

Mantém sempre o seu espaço de trabalho arrumado e sem pó, na hora de estudar não tens de te preocupar com arrumar tralhas e limpar, poupando tempo. Eu estudo praticamente sempre na sala de estar, na mesa de centro, para mim é o sítio mais confortável, tentem achar um sítio que seja confortável para vocês porquê é ai que vão passar muito tempo.

2 - Listas

É sempre bom organizarmos os nossos afazeres, torna-se tudo mais fácil quando sabemos o que temos de fazer e com que urgência. Façam um lista para saberem como gerir melhor o tempo e ponham-ma á vista.

3 - Horários

É bom sabermos quanto tempo temos disponível para cada tarefa. Ter um horário evita que se esteja sempre a pensar que temos de fazer outras coisas. Delimitem tempos para cada uma das vossas tarefas e vão ver que não se distraem tanto. É bom arranjarem também um horário de estudo das várias matérias.
Lugar confortável

4 - Prioridades

Se existe um prazo limitado, e neste caso existe mesmo, passem essas coisas (estudar) para as prioridades da vossa lista.

5 - Despachar

Existem pequenas tarefas que podem ser feitas rapidamente comecem por essas para logo a seguir passarem para as mais demoradas.

6 - Tarefas seguidas

Façam tarefas mais parecidas umas as seguir ás outras.

7 - Energia

Nunca ninguém, ou pelo menos eu, não tenho energia nenhuma para estudar ou fazer outras coisinhas de manhã, organizem o vosso horário consoante a vossa energia diária.

8 - Comer

Petiscar
Quando estou a estudar, normalmente, eu fico demasiado concentrada e acabo por me esquecer de comer e/ou beber, é aconselhável ter sempre água ou chá frio (super bom nesta altura) por perto, eu costumo logo quando começo a estudar levar um pacotinho de bolachas para perto para petiscar se não me apetecer levantar, também costumo beber café mas é aconselhável não exagerar. Não se esqueçam que comer e beber aumentam a produtividade. Apostem em comida saudável e fresca.


9 - Pausas

Não é nada produtivo passar horas a estudar sem uma pausa, porque é mais fácil o nosso cérebro se cansar e torna-mo-nos mais susceptíveis a distrair-mo-nos com a parede, por exemplo. A cada hora ou hora e meia deve-se fazer uma pausa para tomar, petiscar (embora eu goste mais de comer e beber enquanto estudo) e ai então ligar o telemóvel e distrair-mo-nos mas só por 10/15 minutinhos.

10 - Sem tecnologias

Sem televisão
As tecnologias provocam-nos grandes distracções, o simples vibrar do telemóvel, ou uma notificação de uma rede social suscita-nos curiosidade e faz-nos perder a concentração. Durante a hora de estudo desliguem o telemóvel ou ponham-no num sítio onde não o possam ouvir, desliguem também as redes sociais, a televisão e tudo o que possa ser distracção. Infelizmente para mim não é assim tão fácil pois eu distraio-me até com a parede a imaginar como ela ficaria com outra cor e uns desenhos. Eu normalmente estudo melhor com música então costumo ligar o computador mas mentalizo-me de que só serve para isso.
 
11 - Conhecer-mo-nos

Métodos de estudo
Cada um de nós possuem um método de estudo diferente, para mim eu decoro mais facilmente as matérias escrevendo resumos e depois lendo-os várias vezes, para mim este método serve-me para todas as disciplinas, até mesmo para matemática. É importante conhecer-mos o nosso método se sucesso e usar-lo.


12 - Bom tempo

Aproveitar o tempo
O pior de tudo é que está bom tempo e ainda é pior estudar sabendo que os outros estão-se a divertir para lá das quatro paredes onde estás fechada. Tirem um tempo para aproveitar esse bom tempo. Eu por acaso gosto bastante de ir estudar para a rua, e já estive algumas vezes a estudar em bancos de jardim mesmo para aproveitar o solzinho.

13 - Dia anterior

Deixem sempre o dia anterior á prova para rever as matérias e consolidar tudo.

14 - Energia positiva

Não é um bicho de sete cabeças
Eu sofro bastante de ansiedade por causa dos testes e agora ainda pior visto que é época de exames, isso afecta-me o sistema nervoso e mesmo sabendo as matérias faz-me ter brancas na hora H. Mantenham sempre o pensamento positivo e sejam confiantes nas vossas capacidades e no tempo que perderam no vosso estudo.
Afinal os exames não são nenhuma hidra (criatura mitológica que quando se corta uma das três cabeças nasce duas outras no lugar)


Espero ter ajudado.

Sem comentários:

Enviar um comentário